sexta-feira, 21 de outubro de 2011

UNE: FACHADA PARA PELEGOS, TRAMPOLIM PARA OPORTUNISTAS.

Presidente da entidade estudantil entre 1995 e 1997, o ministro Orlando Silva tem ao seu lado no ministério os dois integrantes do PC do B que o sucederam no comando da UNE no fim dos anos 90: Ricardo Capelli e Wadson Ribeiro. Está ainda na pasta Ricardo Gomyde, também ex-diretor da entidade.
O mais poderoso deles é Wadson. Foi secretário-executivo do ministério na gestão passada e hoje é secretário de Esporte Educacional, responsável pelo Programa Segundo Tempo, pivô das denúncias de desvios de recursos que levaram o ministro ao centro da crise política.
Wadson, como é conhecido, presidiu a UNE, mas não concluiu o curso superior. Largou a faculdade de medicina em Juiz de Fora (MG) para militar no PC do B. Tentou, sem sucesso, ser deputado estadual em 2006. Perdeu e foi ser secretário-executivo do ministério, o segundo cargo mais importante da pasta.
Ele deixou a pasta para ser candidato a deputado federal em 2010 em Minas Gerais, quando declarou à Justiça Eleitoral ser "empresário". Perdeu de novo nas urnas, mas foi convidado por Orlando Silva para retornar ao ministério, agora como secretário de Esporte Educacional, a pasta mais importante da área.

Nenhum comentário: