sexta-feira, 14 de junho de 2013

BRT BELÉM: OBRAS FINALMENTE CONTINUAM!







A assinatura da ordem de serviço aconteceu em pleno canteiro de obras do Entroncamento e reuniu titulares de secretarias e órgãos municipais, além de representantes da Caixa Econômica Federal, do Ministério Público Estadual, da Andrade Gutierrez e vereadores de Belém. Na ocasião, Zenaldo falou sobre a satisfação de poder resolver os problemas do trânsito na capital e esclareceu questões que preocupavam a população. “Sinto uma satisfação imensa nesta manhã porque esses meses foram de muito esforço da equipe técnica, da Caixa Econômica Federal e do Ministério Público Federal, para eliminar todos os vícios originais dessa obra e fazermos uma nova proposta. Na verdade hoje não é uma retomada de nenhuma obra, e sim o início de uma nova obra, com financiamento garantido e com pagamento das dívidas do passado”, declarou Zenaldo Coutinho. Entroncamento Depois da reformulação dos 12 projetos que inicialmente foram entregues pela gestão anterior e rejeitadas pela Caixa Econômica Federal, ficou determinado que no Entroncamento a rotatória vai permanecer. A novidade é que serão construídos dois elevados para os carros comuns que vão conectar a Av. Almirante Barroso à Av. Augusto Montenegro, e outro elevado exclusivo para o BRT. O destino das muretas que criam uma área segregada na Av. Almirante Barroso foi discutido entre a equipe técnica da prefeitura e representantes da Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT (SIBRT). A solução encontrada foi manter as muretas para iniciar progressivamente experiências de linhas de ônibus expressas. Ao longo da Av. Almirante Barroso existem cerca de 15 paradas de ônibus, o que torna o trânsito ainda mais lento. Como uma alternativa a esse problema, parte da frota de ônibus da Região Metropolitana e os ônibus interestaduais serão transferidos para a área isolada na Almirante Barroso, formando linhas expressas, ou seja, com número de paradas reduzidas. Serão ao todo 60 a 70 linhas selecionadas para esta alternativa, a escolha será negociada com avaliação técnica através da Amub. O início dessas preliminares será a partir da conclusão da primeira parte das obras do BRT. Estações Outra questão polêmica é o modelo adequado das estações para o sistema do BRT. O prefeito Zenaldo Coutinho foi contundente em garantir que o dinheiro público que foi investido nas estações instaladas na Almirante Barroso não será jogado fora. “Vamos aproveitar tudo o que pudermos. Estamos com a nossa equipe técnica concebendo um novo conceito de estações que sejam adequados para o clima da nossa cidade. Quanto às estações instaladas, estamos estudando se podemos aproveitar para outros espaços de Belém ou se o material poderá ser modificado”, afirmou Coutinho. Durante o segundo semestre novas licitações serão realizadas para dar prosseguimento às obras dos trechos da Av. Augusto Montenegro, em Icoaraci,e do trecho de São Brás ao Ver-o-Peso. A prefeitura de Belém elaborou um cronograma para até o final deste ano, quitar a dívida de R$ 56 milhões com a Andrade Gutierrez. Deste valor, já foram pagos R$ 15 milhões esta semana. Trânsito Segundo a Autarquia de Mobilidade Urbana de Belém (Amub) as obras iniciadas hoje não afetarão o trânsito do município. Caso seja necessária alguma modificação, a empreiteira responsável pela obra acionará a Amub para que as medidas sejam tomadas. Segundo Maísa Tobias, titular da Amub, o BRT e o Plano de Mobilidade Urbana da capital são prioridades. “Este é um momento muito importante. Através do BRT vamos integrar todos os modos de transporte. Por isso, estamos trabalhando no plano de alimentação das linhas do BRT. Estamos também estudando um protótipo de estação, além de cuidarmos da operação preliminar no corredor da Av. Almirante Barroso”, declarou a superintendente. Texto: Dandara de Almeida Fotos: Oswaldo Forte e Tássia Barros Edição: Lene Tavares – NID Comus. QUANDO ESTA OBRA VAI TERMINAR SOMENTE O TEMPO VAI NOS RESPONDER, MAIS UMA COISA É CERTA O POVO SOFRE COM A INOPERÂNCIA E INCOMPETÊNCIA E CORRUPÇÃO DE NOSSOS GESTORES.


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