sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

UFPA: 72 MIL DISPUTAM VAGAS NO VESTIBULAR, NESTE SABÁDO!



A manhã deste sábado (3) vai ser de prova em todo Estado para os 72.138 candidatos que disputam as 7.606 vagas do processo seletivo 2012 da UFPA (Universidade Federal do Pará). A prova será realizada em 25 municípios paraenses, de 14h às 18h. O exame será referente à segunda fase da seleção, que teve como primeira etapa o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Este ano, a UFPA estará ofertando 18 novos cursos, dos quais dois são inéditos: Arquivologia e Engenharia de Telecomunicações. Com 1.535 vagas a mais do que no ano passado, o PS oferta 4.072 vagas para cursos na capital e 3.534 para o interior do Estado. As informações foram repassadas à imprensa durantecoletiva na manhã desta sexta-feira (2).

De acordo com Mauro Magalhães, Pró-reitor de Ensino e Graduação da UFPA, em Belém, um total de 4.081 pessoas estão envolvidas na organização do Processo, das quais 3.370 são fiscais de prova. Além disso, serão disponibilizadas, ao todo, 1.276 salas de aula para a realização do certame. Já no interior, 2.970 pessoas estão envolvidas, sendo 2.343 fiscais, distribuídos em 876 salas de aula.
'Este é um dos maiores vestibulares que a UFPA já realizou, mas estamos bastante tranquilos com a prova, principalmente em relação aos horários. Pela primeira vez a prova será realizada em um sábado à tarde, então, os candidatos não poderão reclamar do horário', explicou Mauro. Ainda de acordo com o pró-reitor, os candidatos sabatistas (adventistas) realizarão às provas pela parte de noite, de 18h às 22h.
Durante a coletiva, a diretora do Centro de Processos Seletivos da UFPA, Marilúcia Oliveira, disse que o resultado das provas já estará disponível em uma semana, mas só deverá ser divulgado após o Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Aluizio Teixeira) lançar o resultado do Enem. 'A nota obtida pelos candidatos na prova do Enem, padronizada pelo próprio Inep, será somada com a nota da prova da UFPA, padronizada pelo CEPS, e divida por dois, daí teremos os candidatos aprovados'. O resultado final, portanto, só deve sair no início de 2012.
ProvasA prova do processo seletivo será composta por 55 questões de múltipla escolha, cada uma com cinco opções de resposta para cada uma das 11 disciplinas que compõem a grade curricular do Ensino Médio: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Matemática, Física, Química, História, Geografia, Biologia, Filosofia e Sociologia. A redação considerada no processo será a da primeira fase cobrada na prova do Enem.FONTE:ORM.









Nenhum comentário: